Sobre nós

Visita ao Reator Nuclear (IPEN) - 2018
Visita ao Reator Nuclear (IPEN) - 2018

O Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos (IBEE) é uma instituição educacional brasileira, composta por uma associação civil, científica e cultural, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, que mantém em sua principal atividade os cursos de pós-graduação em Inteligência Estratégica e Defesa, Geopolítica e Relações Internacionais desde o ano de 2017 com a parceria de outras instituições de caráter educacional e estabelecimentos de ensino também cadastrados junto ao Ministério da Educação e Cultura do Brasil (MEC). 

Nosso quadro docente é constituído por colaboradores e é formado por Doutores, Mestres, Especialistas e pessoas altamente capacitadas em áreas que englobam o escopo da Inteligência Estratégica, Geopolítica, Relações Internacionais e outras áreas afins.


A transmissão de conhecimentos desde as comunidades primitivas até os dias atuais, moldaram culturas e coletivos sociais. Cada vez mais a nossa sociedade é motivada a buscar por novos conhecimentos, pois é por meio da educação é que nos tornamos capazes de mudar o mundo em nossa volta. O avanço tecnológico permitiu acesso global e instantâneo ao conhecimento e isso revolucionou também a educação, porém manteve o seu núcleo primaz que é a sabedoria e aprendizado.

As inovações estão transformando as metodologias e estratégias pedagógicas, promovendo o advento da Educação a Distância (EAD) e nessa esteira, o aprendizado online, nos permite o acesso cada vez abrangente à educação de qualidade, com maior flexibilidade de horários e localização, otimizando nosso tempo.

Essas transformações reforçam as características descritas por Jamais Cascio sobre o mundo atual em que vivemos: FRÁGIL, onde tudo - até as atuais certezas - pode mudar de uma hora para a outra; ANSIOSO, por causa da falta de controle, o sentimento de insegurança e medo se fazem presentes; NÃO LINEAR, no qual as decisões pequenas ou grandes e as não decisões, podem impactar, ter consequências devastadoras; e INCOMPREENSÍVEL, que busca respostas para tudo.

Portanto, é fundamental nos unirmos num esforço coletivo para um futuro melhor. Assim o IBEE visa criar uma rede de relacionamentos capaz de abrir portas para novas oportunidades, fortalecendo a base educacional, científica, tecnológica e de inovação relacionada com os interesses da nação brasileira!

Dra. Maria Alice Meirelles

Presidente / Diretora do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos

Nossa história

Onde tudo começou...

Março de 2017, marca o início do Curso de Pós-graduação em Inteligência Estratégica, com uma Palestra do então Presidente Nacional da Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Guerra (ADESG), professor Gustavo Alberto Trompowsky Heck e do Coronel Paulo Roberto Costa e Silva, para um total de 41 alunos.


O curso teve a duração de 10 meses de aulas presencias e 6 meses para elaboração do Artigo Científico. As aulas eram mensais e como não possuíamos sede própria nem registro definitivo, contamos com o apoio do espaço concedido pelo Exército Brasileiro, e assim, os encontros foram realizados no auditório do Comando da 13° Brigada de Infantaria Motorizada (Cuiabá-MT).


Terminado o Curso de Inteligência Estratégica, atendendo ao pedido dos alunos, criamos posteriormente, o Curso de Pós-graduação em Defesa, Geopolítica e Relações Internacionais no ano de 2018. Contamos nesta ação com o apoio primordial e singular na elaboração da grade curricular dos militares, Cel. R/1 Guilherme Sandoval Góes, Cel. R/1 Paulo Roberto Costa e Silva e Cel. R/1 Reis, ambos professores da Escola Superior de Guerra (ESG).


Com sede própria e nome reconhecido na comunidade local, regional e nacional, pela excelência educacional, no ano de 2019, registramos o nome oficial de Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos (IBEE).


Hoje com mais de seis turmas concluídas, continuamos com a nossa missão em busca de privar pelo ensino de qualidade; nossos parceiros - nacionais e internacionais - nos auxiliam com certificação, ampla divulgação e concreta participação em nossos cursos de pós-graduação, contribuindo assim para que sejamos uma instituição de educação diferenciada com um quadro docente colaborativo constituído em sua maioria (cerca de 80%) de doutores capacitados em diversas áreas do conhecimento. Nossos mestres e especialistas somam com sua experiência e capacidade de transformar algo teórico em prático e possível de ser implementado na sociedade.


Iniciamos com aulas na modalidade de Ensino Presencial, porém, com a incidência da pandemia do COVID-19, recentemente no ano de 2021, acrescentado ao fato da nossa demanda estar mais associada aos meios tecnológicos, com maior restrição de tempo e espaço, somando a comodidade do ambiente virtual, mudamos o formato para a Educação a Distância (EAD), acolhendo dessa maneira, os pedidos dos nossos alunos.


Mesmo com a mudança de formato, os nossos cursos de pós-graduação, continuam com a mesma qualidade de ensino, proporcionando, com a riqueza dos conteúdos, certificados reconhecidos pelo MEC, prospectiva de publicação em nossa revista internacional, angariar novas perspectivas e enlaces do conhecimento no mundo pós-moderno e globalizado.

Nosso time

Equipe de Direção e Coordenação

Dra. Maria Alice Meireles

Presidente do IBEE

Whagton Nunes de Souza

Vice-presidente do IBEE

Prof. Dr. Jamil Amorim de Queiróz

Coordenador do Curso de Pós-graduação em Inteligência Estratégica

Prof. Dra. Maria de Lourdes Barbosa

Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Defesa, Geopolítica e Relações Internacionais

Prof. Dr. Fábio Messiano Pellegrini

Coordenador Auxiliar do Curso de Pós-graduação em Inteligência Estratégica

Prof. Esp. Cesar Augusto Ferraz Barreto de Matos

Coordenador Auxiliar do Curso de Pós-graduação em Defesa, Geopolítica e Relações Internacionais

Equipe convidada para ministrar aulas no Curso Pós de Inteligência Estratégica/2025

Luiz Eduardo Rocha Paiva

General de Brigada

Marco Aurélio Costa Vieira

General de Divisão

João Catraio Aguiar

Prof. Dr.

Luiz Guilherme Paul Cruz

General de Divisão

Cesar Augusto Ferraz Barreto De Matos

Prof. Esp.

Mendes Júnior

Prof. Cap. Esp.

André Pullig

Prof. Dr.

Helton Marques

Prof. Esp.

Maria Verônica Korilio Campos

Profa. Esp.

Guilherme Sandoval Góes

Prof. Dr.

Marcos Rodrigues de Carvalho (USP)

Prof. Dr.

Carlos Eduardo de Moura Apoita

Prof. Me.

Marcelo Felisbino Martins

Prof. Dr. Delegado de Polícia

Edson Benedito Rondon Filho

Prof. Dr. Coronel PM RR

Walter Marinho de Carvalho Sobrinho

Capitão de Mar e Guerra (FN-MB)

Ana Seabra

Capitão-Tenente (RM2 – Marinha)

Fábio Messiano Pellegrini

Prof. Esp.

Eugênio Moretzsohn

Coronel de Infantaria Prof. Me.

Antonio Carlos Mendonça Nunes

Prof. Me.

Paulo Sérgio de Camargo

Coronel Prof.

Luana Margarete Geiger

Profa. Dra.

Peter Otávio Costa

Prof. Esp.

Equipe convidada para ministrar aulas no Curso Pós de Defesa,Geopolítica e Relações Internacionais/2025

Guilherme Sandoval Góes

Prof. Dr.

Luiz Eduardo Rocha Paiva

General de Brigada (EB)

Luiz Guilherme Paul Cruz

General de Divisão (EB)

João Catraio Aguiar

Prof. Dr.

José Miguel Mejía

General (Honduras)

Patricia Gillezeau

Profa. Dra. (Honduras)

Matias Vernengo

Prof. Dr. (Flórida)

Jorge Nelson Ávila

Prof. Dr. (Honduras)

Walter Marinho de Carvalho Sobrinho

Capitão de Mar e Guerra (FN-MB)

Charles Pennaforte

Prof. Dr.

Claudio Corrêa

Comandante

Bernardo Arnaud

Cônsul

Alexandre dos Santos

Prof. Dr.

Edson Benedito Rondon Filho

Cel. PMR1 (PMMT) Prof. Dr.

Fábio Messiano Pellegrini

Prof. Esp.

Wanderson Pinheiro

Prof. Esp.

Rodrigo Silva

Prof. Dr.

Rashad Intiqam Oglu Novruz

Prof. Me. (Embaixador do Azerbaijão)

Carlos Eduardo de Moura Apoita

Prof. Me.

Vinicius de Carvalho

Prof. Dr.

Francisco Jorge Guimarães Maximiano

Prof. Ten. (FAB)

Guilherme Thudium

Prof. Dr.

Adriano de Paula

Cel. R/1 EB

Luana Margarete Geiger

Profa. Dra.

André Alcântra

Prof. Me.

Ridauto Lúcio Fernandes

General de Brigada (EB)

Depoimentos

O principal objetivo do curso é formar profissionais para atuar na Inteligência em instituições públicas, desenvolver setores de Inteligência em seus órgãos, ou profissionais de instituições privadas que desejam agregar as valiosas ferramentas de Inteligência em seus ramos de atuação. Entre os discentes estão diplomatas, militares da Polícia Militar do Rio de Janeiro, militares da ativa e da reserva das Forças Armadas, investigadoras de polícia, assessor de ministros do STM, advogados, professores universitários, empresários, analista internacional, psicanalista, sociólogo, administradora, psicólogo, entre outros.

Prof. Marcelo Rech

InfoRel

O curso te dá uma ferramenta metodológica de análise geopolítica, de análise de conhecimentos, como o ciclo de inteligência, produção do conhecimento de inteligência, ciclo qual que podem ser aplicados, tanto na esfera civil (que eu faço parte), quanto da esfera estatal [...] por ter vindo da área do Agronegócio, que é um dos temas abordados pelo curso, somado a outros como a Economia do Mar e Economia Azul, impactam diretamente no meu campo. Apresenta ferramentas de entendimento de fatores geopolíticos e outros que podem afetar os preços dos alimentos, bem como se tratando em segurança alimentar.

Sr. Paulo de Oliveira Neto

Especialista em Inteligência Estratégica pelo IBEE

Nós Faculdade de Tecnologia de Curitiba, ficamos honrados como Instituição em participar do processo de oferta das Pós Graduações em parceria com a ADESG-MT, liderada pela Sra Alice. O planejamento e a execução dos trabalhos administrados por ela permitiram que o projeto acontecesse com o maior profissionalismo e seriedade. Fomos impactados com a qualidade superior do conteúdo dos cursos e mais ainda com a garbo de todos os docentes. Acreditamos que todos nos tornaríamos ainda mais patriotas.

Prof. Dr. Marcelo de Castro Pereira Sucasas

FATEC/PR

Ao ingressar no campo dos conhecimentos proporcionados pelo estudo da Inteligência Estratégica, por meio da excelente forma de ensinar do IBEE, consegui desenvolver espectativas futuras e delinear análises sobre contextos políticos nacionais e internacionais, entender o início e desenvoltura de eventos bélicos e angariar conceituações pontuais sobre paradigmas até então difíceis de compreender. Somando minha formação de ciência humana à inteligência estratégica, estabeleci pontes mais fortificadas para serem aplicadas na minha atividade como docente universitário.

Prof. Dr. Raul Claudio Lima Falcão

Especialista em Inteligência Estratégica pelo IBEE