Atividades


Professores e alunos durante ministração das aulas


Embaixada do Azerbaijão

No dia 08 de novembro de 2024, o Embaixador do Azerbaijão, Rashad Novruz, promoveu um almoço na embaixada em Brasília-DF para a Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos Dra. Maria Alice Meirelles e Professores em comemoração ao "Dia da Vitória", data que marca o fim da guerra de 44 dias e a retomada da cidade de Susha, um símbolo cultural do país.


IBEE se solidariza com o Azerbaijão

O IBEE se solidariza com a República do Azerbaijão na busca por uma solução para os problemas das minas terrestres deixadas em seu território pela Armênia após quase três décadas de ocupação militar. Confira o texto de autoria de Rashad Intiqam Oglu Novruz - Embaixador da República do Azerbaijão no Brasil, Equador, Guiana, Suriname e Trinidad e Tobago.

Texto do Embaixador na íntegra.

Declarações de apoio dos institutos IBEE e IBSP à República do Azerbaijão:

Declaração de apoio do IBEE

Declaração de apoio do IBSP


Solenidade Janeiro Negro na Embaixada do Azerbaijão

Janeiro Negro (em azeri: Qara Yanvar), também referido como Sábado Negro ou Massacre de Janeiro foi uma ação do exército soviético para parar a violência entre arménios e azeris em Baku, na República Socialista Soviética do Azerbaijão ocorrida a 19–20 de Janeiro de 1990.

Professores do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos com o Embaixador Rashad Intiqam Oglu Novruz na solenidade Janeiro Negro na Embaixada do Azerbaijão em 20 de janeiro de 2025.


No decorrer do evento desse ano, um seminário proporcionou um espaço de reflexão sobre essa tragédia e sobre a importância do reconhecimento internacional do massacre de Khojaly, com o objetivo de evitar a repetição de tais atrocidades no futuro. O IBEE prestigiou o convite do Embaixador Rashad Intiqam Oglu Novruz enviando a sua Presidente, a Dra. Maria Alice, e um grupo de renomados professores para enriquecer o momento de homenagem e diálogo.

Memória ao

Massacre de Khojaly

A Embaixada da República do Azerbaijão, no dia 26 de fevereiro de 2025, promoveu um evento dedicado à memória do Massacre de Khojaly, uma tragédia que marcou profundamente a história do povo azerbaijano, convidando o Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos (IBEE) para fazer parte dessa importante homenagem em memória às vítimas.

"O genocídio de Khojaly é o crime mais grave cometido contra civis azerbaijanos durante a guerra de agressão da Armênia contra o Azerbaijão. Na noite de 25 para 26 de fevereiro de 1992, forças armadas armênias atacaram a cidade de Khojaly, situada na região de Nagorno-Karabakh, violando todas as normas do direito internacional. O ataque resultou na morte brutal de 613 civis inocentes, incluindo 63 crianças, 106 mulheres e 70 idosos, além da destruição completa da cidade. Esse ato de extrema crueldade teve como único motivo a identidade nacional das vítimas e representa um crime não apenas contra o povo do Azerbaijão, mas contra toda a humanidade.", Declara a Embaixada República do Azerbaijão.